Mangabeira: Memória viva do CEPE Natal

30 de Maio de 2017

Quem visita o salão de festa do Clube dos Empregados da Petrobras (CEPE) observa em uma parede a galeria dos ex-presidentes do clube. Entre os nomes está acompanhado da fotografia, o petroleiro Paulo Sérgio Mangabeira dos Santos. No ano 2000 se tornou presidente reeleito, ficando cinco anos na presidência. Antes de chegar a ser presidente foi diretor de patrimônio do clube, quando foi construído o toboaguá, isto ocorreu em 1997", lembra.

Paulo Sérgio é conhecido entre os colegas de trabalho como Mangabeira e nasceu em Recife no dia 06/02/1966. É filho de Jaime Coelho dos Santos, e de Marina Augusta Mangabeira dos Santos. É pai de: Lorena Oyara Lima dos Santos, Paulo Renato Lima Santos e Pedro Renato Lima Santos.

O ensino fundamental de Paulo Sérgio Mangabeira dos Santos se deu no município de Carpina-PE, no colégio Pio X. "Eu nasci no Recife, mas até os 14 anos morei em Carpina com meus pais", explica. "O último ano do ensino fundamental, estudei no Salesiano", lembra. 

A primeira moradia de Mangabeira em Natal foi no Bairro Cidade da Esperança. Isto ocorreu no ano de 1981. Passou a estudar na escola estadual, Francisco Ivo. No ano de 1982 entrou na ETFERN, hoje IFRN. Em seguida, atuou na empresa UTRATAC, onde aprendeu serviços técnicos como montagem. As experiências da escola técnica e a profissional foram pré-requisitos fundamentais para entrar na Petrobras. A prova que o trouxe, mais tarde a ser presidente do CEPE, aconteceu em 1984. 

Depois que deixou a presidência do CEPE, Mangabeira passou a ser diretor da associação dos técnicos de Petróleo de Natal - ATPN. "Lá fiquei 10 anos como presidente e hoje sou diretor financeiro", declarou. 

Engana-se quem acha que Paulo Sérgio Mangabeira deixou de contribuir com o CEPE somente por ter deixado a presidência. Atualmente contribui com a gestão do presidente Valcimar Meira, na diretoria de infraestrutura. "Desde o ano de 2016 estou na diretoria de infraestrutura e temos desafios a realizar como urbanizar o espaço Júlio Cesário, queremos uma intervenção que junte com o espaço Pedro Alexandrino, isto ampliará o espaço para que os associados tenham mais conforto em nossa área de lazer", explica. Outro objetivo do diretor de infraestrutura é ampliar o parque aquático. 

Indagado sobre o que recebeu em troca por participar da vida do clube que reune os colegas de trabalho e parte da comunidade potiguar. Mangabeira responde assim "o aprendizado". O CEPE Natal conta com cerca de 40 colaboradores e em torno de 1800 associados. Gerir pessoas e projetos provoca necessariamente aprendizado enquanto gestor, bem como faz desenvolver habilidades para lidar com pessoas. O CEPE é feito para as pessoas, fundamentalmente para as pessoas associadas.