Petrobras confirma existência de petróleo no poço de Libra

01 de Novembro de 2014

A Petrobras informou que a perfuração do primeiro poço de extensão na área de Libra confirmou a descoberta de petróleo de boa qualidade.

"O poço, informalmente conhecido como NW1, está localizado no pré-sal da Bacia de Santos, a cerca de 170 km da costa do estado do Rio de Janeiro e a aproximadamente 4 km a Sudeste do poço descobridor, o 2-ANP-2A-RJS", diz a estatal em nota.

Segundo a empresa, o poço ainda está sendo perfurado, a uma profundidade de 5.326 metros, e a perfuração prosseguirá até 5.850 metros.

"O consórcio dará continuidade às operações para concluir o projeto de perfuração do poço até a profundidade prevista e verificar a extensão da nova descoberta, além de caracterizar as condições dos reservatórios encontrados", diz a companhia.

O consórcio de Libra é liderado pela Petrobras, com 40% de participação e responsabilidade pela operação das plataformas. A Total e a Royal Dutch Shell têm 20% cada uma, enquanto as chinesas China National Petroleum Corp (CNPC) e CNOOC têm 10% cada.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) afirma que Libra é a maior reserva de petróleo já encontrada no país, com reserva estimada entre 8 bilhões e 12 bilhões de barris de petróleo.