Petrobras bate recorde de processamento em suas refinarias no Brasil em 2014

11 de Março de 2015

As refinarias da Petrobras no Brasil bateram recorde de processamento anual de petróleo em 2014. A carga refinada foi de 2,1 milhões de barris de petróleo por dia (bpd). O volume é 34 mil barris por dia superior ao recorde anterior, alcançado em 2013, com um aumento no ano de 1,7%.

Além da alta performance anual, a Petrobras bateu recordes mensais nas refinarias, o que pôde ser observado em março, com carga processada de 2,151 milhões de bpd, e em junho, com processamento de 2,172 milhões de bpd.

Adicionalmente ao maior processamento nas unidades de destilação em 2014, destaca-se o elevado desempenho de unidades que participam do processo de produção de diesel e gasolina:

- As unidades de hidrotratamento de diesel processaram 632,7 mil bpd. O volume é 94,3 mil bpd superior ao recorde anterior, de 2013. O hidrotratamento de diesel permite aumentar a produção do combustível a partir do refino de diferentes tipos de petróleo, reduzindo o teor de enxofre do derivado.
 

- As unidades de craqueamento catalítico processaram 565,4 mil bpd. O volume é 15,7 mil bpd superior ao recorde anterior, de 2013. O processo de craqueamento catalítico transforma óleos pesados em derivados de petróleo mais nobres, a exemplo de propeno, GLP e gasolina.

Este desempenho é reflexo do aumento da eficiência operacional obtido pela gestão integrada do sistema de Abastecimento, contribuindo para a redução das importações de derivados. A marca foi alcançada respeitando os princípios de Segurança, Meio Ambiente e Saúde que norteiam as ações da companhia.