CEPE firma convênio com a FEKAEN

23 de Março de 2015

As crianças e adolescentes que participam do projeto “Programa de Criança Petrobras” agora tem, entre as atividades esportivas, aulas de karatê. Isso porque o CEPE Natal (Clube dos Empregados da Petrobras) estabeleceu uma parceria com a FEKAEN (Federação Estadual de Karatê Amigos da Escola Norte Riograndense), por meio de um convênio com o projeto “Karatê para Todos”, da Faculdade Maurício de Nassau.

A FEKAEN, instituição fundada em 2000 com o objetivo de atender crianças carentes em escolas públicas, é composta por professores voluntários e está presente em 78 escolas de Natal e em instituições de mais 12 municípios do interior do estado. Atualmente são atendidos mais de 3,5 mil jovens.

De acordo com o presidente da Federação, André Calixta, o intuito do projeto ultrapassa o ensino do esporte em si. “Mais do que formar praticantes de karatê, queremos inspirar a formação do cidadão”, coloca.

No CEPE, todos os participantes do projeto “Programa de Criança Petrobras” estão tendo aulas de karatê. Segundo André, aos alunos é sempre enaltecida a relação entre o ensino e o esporte. Prova disso é que os estudantes que tem bom desempenho nas atividades do projeto são contemplados com um kimono, a tradicional vestimenta usada na prática de artes marciais com origem japonesa, como o karatê.

Segundo a coordenadora do projeto no Clube, Cláudia Azevedo, esta interlocução é importante para o desenvolvimento dos alunos. “O principal aprendizado é a disciplina. O esporte tem uma capacidade muito forte neste sentido”, explica.

As aulas de karatê no projeto “Programa de Criança Petrobras” estão acontecendo todas as quartas-feiras, pela manhã e à tarde. Além da Faculdade Maurício de Nassau, estão presentes na iniciativa a Faculdade Estácio, o Espaço Fino Kimonos, a Academia Hi-Fit e a Ki-Pão Seridó.

PROGRAMA DE CRIANÇA

O projeto “Programa de Criança” é uma ação desenvolvida pelo CEPE Natal, por meio da Petrobras, destinada a crianças entre 7 e 16 anos provindas de famílias de baixa renda.

A iniciativa tem como intuito principal contribuir para a melhoria na qualidade de vida, ampliando o leque de oportunidades educacionais e culturais dos garotos e garotas assistidas. Para isso, nos dois encontros semanais, são promovidas atividades artísticas e esportivas.

Desenvolvido no CEPE Natal há nove anos, o projeto já atendeu mais de 1 mil crianças e adolescentes.